quinta-feira, 28 de abril de 2016

TBT: O dia em que conheci Colleen Hoover



Colleen Hoover, umas das autoras de YA mais conhecidas do momento e escreveu grandes sucessos como a Trilogia Métrica, Um Caso Perdido e O Lado Feio do Amor é a minha segunda autora favorita de todos os tempos (só perde pra Rainha de todas as princesas literárias, Meg Cabot), e ano passado ela veio para a Bienal do Rio de Janeiro. Eu fiquei sabendo que ela viria em Maio, mas só em julho foi confirmado que ela iria apenas para o Rio de Janeiro, sem paradas em nenhuma outra cidade. Sempre achei meio loucas as pessoas que vão pra outros estados, mas eu só meio louca mesmo, então comecei a combinar com meus amigos uma forma de ir. Foi anunciado depois que ela faria o evento na Bienal na sexta, e que no sábado faria um evento "Off-Bienal" na Livraria Travessa do Barra Shopping, então resolvemos ir no evento da livraria já que em teoria ele seria "mais calmo". 



Turma que me acompanhou nessa loucura que foi a viagem pro Rio.
Achamos melhor ir de ônibus, assim passaríamos a noite indo e voltando e não precisaríamos pagar um per noite no hotel. Saímos de São Paulo por volta das 11 da noite e foram 6 horas de viagem até o Rio de Janeiro ás 5 da manhã, pegamos um táxi da rodoviária direto para o Barra Shopping, fomos os primeiros a chegar e ficamos esperando ele abrir até ele abrir. 

A Editora Record havia avisado que as senhas só seriam entregues as 10 horas dentro do shopping,  mas pensamos que se nos organizássemos lá fora poderíamos entrar de forma civilizada para pegar as senhas, e estava tudo indo como planejado até umas 7:30 da manhã, quando já tinham umas 40 pessoas, e 3 mulheres chegaram, falaram que não iam ficar na fila porque a fila seria só lá dentro e se plantaram ao lado da porta. Dai começou a briga! Meus amigos, as cariocas que conhecemos na fila e até mesmo os seguranças tentaram argumentar com elas, mas elas foram irredutíveis e bem mal educadas. Acabou-se que todos se amontoaram em frente as portas de vidro da entrada principal do shopping esperando abrir e teríamos que correr.


Colleen respondendo perguntas, dá pra ver a minha cabeça ali :)
Uma colega e eu ouvimos falar que havia outra fila numa entrada lateral do shopping, que alguns acreditavam ser mais próxima da livraria, então fomos lá conferir enquanto os outros continuavam na entrada principal, assim teríamos mais chances de ficarmos entre os 80 primeiros a pegar a senha e assim participar do Bate-Papo. Na fila alternativa tinha poucas pessoas, umas 10, no máximo 15, mas na hora H em que o shopping abriu vimos uma desvantagem para nós: enquanto a porta principal era automática e se abriria assim que batesse 10 em ponto, a porta lateral era uma porta de enrolar que se abria muito devagar, tivemos que ir rolando pelo espaço que tinha embaixo para conseguirmos entrar o mais rápido o possível, e mesmo assim quando cheguei lá já havia uma fila enorme para pegar senha.


Por sorte, vi que minha amiga Nohane estava já na fila, quase para pegar a senha, e gritei por ela. Ela gritou de volta para eu ir até lá e eu fui, passando correndo entre os corredores e as pessoas, ouvi alguns xingamentos e um "Se soubesse que podia furar a fila tinha furado", mas conseguir chegar até a Nohane antes de dela pegar a senha e fiquei entre as 20 primeiras da fila, conseguindo assim ver o Bate-Papo. Nem todos do nossos grupos conseguiram, duas meninas ficaram com números para mais de 100, o que foi muito injusto já que chegamos lá muito cedo.


Nohane fazendo a pergunta dela para Colleen, eu fui a próxima a perguntar.
Meus 8 livros autógrafados *-*
Depois disso foi tudo tranquilo, almoçamos no shopping e nos arrumamos esperando dar ás 3hs, quando poderíamos entrar onde seria o evento. O Bate-Papo foi maravilhoso! As blogueiras Tita e Frini serviram de mediadoras, e quando as perguntas foram abertas ao público tive a oportunidade de fazer a minha. Perguntei o que os filhos dela achavam dela ser uma autora de romances internacionalmente conhecida, e ela respondeu que antes dela começar a escrever eles eram bem pobres, então ela tenta manter a vida deles hoje em dia o mais normal possível, apesar de ter melhorado muito, e ás vezes até fingi que não tem dinheiro para pagar alguma conta (lol), e que como eles vivem na mesma cidade pequena que ela cresceu, a vida deles continua normal, e que o filho do meio dela leu Métrica, mas não gostou porque achou muito romântico, e que só leria outro livro dela se tivesse dragões. Vocês podem ver a transcrição do Bate-Papo na integra no blog da Frini, o Cheiro de Livro. Depois de responder a minha pergunta e esperar a tradutora traduzir, ela pediu de novo o microfone só pra falar que tinha amado o meu cabelo, quase morri!

Logo depois fomos pegar os autógrafos, não me aguentei e chorei um pouco enquanto falava o quanto ela era importante pra mim e como os livros causaram um impacto na minha vida. Ela foi um doce e me abraçou. Era permitido 7 livros por pessoa, mas acabei com 8 livros autografados, graças a Nohane que autografou um dos meus junto com os dela, pois meu livro preferido dela, Maybe Someday, ainda não havia sido lançado no Brasil, então o autografei em inglês.

Foto tradicional no Trono de Ferro da Leya
Após os autógrafos, fomos conhecer a Bienal do Livro do Rio, foi super rápido já que eram umas 5 da tarde e tínhamos que pegar o ônibus as 10:30 da noite, mas ficamos até umas 9 horas por lá. Não achei tão diferente da Bienal de São Paulo, mas com certeza é bem maior, e com isso acaba sendo melhor divida, sendo ao mesmo tempo mais fácil de andar por lá, porque as editoras do mesmo tipo estão em um só lugar, mas ao mesmo tempo se você se perder pra achar de novo o lugar onde você estava é um horror.


Fiz poucas comprinhas por lá, estava só com uma mochila já carregando todos os livros da Colleen Hoover, então realmente não tinha mais onde por, mas achei uma experiência bem interessante.



A volta para São Paulo foi calma, dormi literalmente a viagem inteira e cheguei em casa cansada, mas com memórias ótimas e muito engraçadas.

Meu Book Haul da Bienal, Dias de Sangue e Estrelas da Laini Taylor, Acesso aos Bastidores da Olivia Cunning e muitos marcadores e brindes das editoras :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário