domingo, 8 de maio de 2016

Clássicos do Cinema: Harry e Sally - Feitos um para o outro

Título: Harry e Sally - Feitos um para o outro
Título Original: When Harry Met Sally
Atores Principais: Meg Ryan, Billy Cristal, Carrie Fisher e Bruno Kirby
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Rob Reiner
Duração: 1h36min

Lançamento: 8 de dezembro de 1989
País: Estados Unidos

Avaliação: 

Sinopse: Harry e Sally se conhecem há anos, e são bons amigos, mas temem que sexo arruinaria o relacionamento deles.

Crítica: Há muito, muito tempo estava querendo ver esse filme! É um clássico, vejo referências dele em várias séries e filmes, é um ícone das comédias românticas e eu me sentia envergonhada de não ter assistido ele ainda! E como valeu a pena assistir!
De qualquer jeito, é sobre velhos amigos.
A primeira coisa fofa que nos deparamos no filme são uma série de depoimentos (verdadeiros) que passam entre algumas cenas com casais velhinhos contando como se conheceram. E são história tão diferentes uma das outras! Um deles foi um casamento arranjado, outro seguiu ela no elevador, em outro foram casados, se separaram, casaram com outras pessoas e anos depois se casaram de novo. Casais que completam as frases um dos outros, que falam ao mesmo tempo, que contradizem o que o outro disse, mas todos fazem você acreditar um pouquinho mais no amor.

E então temos a história de Harry e Sally, ela é bem longa e diferente do que eu imaginava que seria, cheia de encontros e desencontros. Em 1977 Sally era amiga da namorada de Harry, e acaba dando uma carona para ele quando os dois vão para a Nova York numa viagem de 18 horas desde Chicago. Na viagem eles discordam de tudo. Entre uma das discussões, uma que se destaca é a opinião de Harry que não existe amizade entre homens e mulheres, porque o homem sempre vai estar atrás de sexo, e assim ele deixa claro que eles não serão amigos e que ele dormiria com ela, mesmo ela sendo a melhor amiga da namorada dele. Depois de chegar à Nova York eles se despendem, e teoricamente nunca mais se veriam.
O que eu estou dizendo é – e isso não é um convite de forma alguma – é que homens e mulheres não podem ser amigos porque a parte sexual sempre fica no meio do caminho.
Mas eles se encontram uma segunda vez, 5 anos mais tarde, em um aeroporto. Sally está com seu namorado, Joe, que por acaso conhece Harry, e eles pegam o mesmo avião e sentam perto um do outro. Eles colocam a conversa em dia, e descobrimos que Harry está noivo, e que Harry e Sally continuam se odiando numa briga sem fim.


Quando eles se encontram pela terceira vez já é 1987, 10 anos depois que se conheceram, e ambos nos seus 30 anos, acabaram de passar por decepções amorosas. Harry está se divorciando depois de ser abandonado por sua mulher, e Sally acabou de romper seu namoro de 5 anos com Joe, pois ele não queria se casar. Nessa terceira vez, eles enfim conseguem construir uma amizade.
Harry, você vai ter que tentar e achar um jeito de não expressar cada sentimento que você tem, a cada momento que você tem ele.
Harry e Sally, na bad pelo fim dos relacionamentos, resolvem então ter um relacionamento que não envolveria sexo e que ajudariam um ao outro a passar por esse momento difícil. O problema é que existe uma grande atração física entre os dois. Com isso eles resolvem tentar resolver a situação apresentando amigos um para o outro. Mas o tiro sai pela culatra, já que Jessie e Maria (que eu fiquei pasma ao descobrir que era a Carrie Fisher, eterna Princesa Leia de Star Wars), acabam se interessando um pelo outro.


Logo em seguida descobrimos que Maria e Jessie ficam noivos e já estão morando juntos e numa visita Harry, que havia acabado de reencontrar sua ex-mulher acompanhada do novo marido, tem um ataque de furia, falando para os amigos que se prepararem, pois todo amor acaba e você acaba sozinho brigando por objetos estúpidos.
Por favor, Jess, Marie. Façam-me um favor, para o bem de vocês mesmos. Coloquem seu nome nos seus livros agora mesmo, antes que eles se misturem e vocês já não saibam mais qual é de quem. 
A forma que Harry lida com seus sentimentos é fazendo sexo com várias mulheres, ele se se gaba várias vezes ao longo do filme sobre isso, e é em uma dessas vezes que nos temos a cena mais icônica. A sequência hilária onde Sally finge um orgasmo no meio de um restaurante para provar para Harry que toda mulher é capaz de fingir é clássica! 


E para arrematar a longa sequência onde Meg Ryan é brilhante, ela acaba e finge que nada aconteceu, a lanchonete inteira está assistindo o espetáculo e uma senhora na mesa ao lado, que por acaso era a mãe do diretor Rob Reiner, diz a famoso frase "Vou querer o mesmo que ela está comendo". A cena dos orgamos foi filmada na Katz's Deli, um restaurante de verdade na E. Houston Street em Nova York. A mesa em que a cena foi filmada tem uma placa escrito "When Harry Met Sally... Esperamos que você tenha o que ela teve!" 

Os problemas de Harry e Sally começam quando, depois de descobrir que seu ex-namorado que não queria casar está noivo, Sally chama Harry para sua casa chorando e enquanto ele a consola, eles acabam transando. 


Harry não sabe nem um pouco lidar com a situação que só vai de mal a pior, enquanto Sally parece estar tentando lidar com seus sentimentos por ele. Eles tentam continuar de uma forma 'normal', mas não dá nem um pouco certo.
Você diz coisas assim e você faz impossível que eu te odeie.
A situação só piora durante o casamento de Jess e Maria, onde eles são os padrinhos, e Harry pergunta quanto tempo ela vai demorar para esquecer o assunto para que eles possam voltar ao normal e ela fica muito brava. Depois disso ela corta completamente relações com ele, e eles não se veem por meses.

Harry por outro lado não desiste, passando esses meses ligando pra ela quase diariamente, mas também não dá o braço a torcer. Chega o ano-novo e estão, ele depressivo sozinho nas ruas geladas de Nova York e ela infeliz rodeada de pessoas numa festa. 

Só assim Harry enfim vai atrás dela, mas ao chegar na festa descobre que não vai ser assim tão fácil. Para reconquistá-la, Harry fala um dos discursos mais bonitos e famosos da história do cinema.
Eu amo que você fica com frio quando está 21°C lá fora. Eu amo que você demora uma hora e meia para pedir um sanduiche. Eu amo que você tem uma pequena ruga em cima do seu nariz quando você me olha como se eu fosse louco. Eu amo que depois de passar o dia com você, eu ainda consigo sentir seu perfume nas minhas roupas. E eu amo que você é a última pessoa com quem eu quero falar antes de dormir a noite. E não é porque eu sou solitário, e não é porque é véspera de ano-novo. Eu vim aqui hoje à noite porque quando você percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, você quer que o resto da sua vida comece o mais rápido o possível. 
Milhares de comédias românticas são lançadas todos os anos, e o que faz Harry e Sally não ser só mais uma delas, e sim um clássico que deveria ser assistido por todos? Eu diria que é o roteiro. O filme foi inspirado nas próprias experiências do diretor e da roteirista, o que fez o filme parecer algo real, que pode acontecer com qualquer um. A forma que os diálogos são escritos é brilhante e a forma que a história é narrada prende o telespectador. Tanto que o roteiro foi indicado ao Oscar e ganhou um Bafta. A trilha sonora também é um show a parte, a voz de Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, entre outros, faz você se sentir em Nova York. As alusões a Casablanca durante o filme também dão um toque todo especial ao filme, é como se um velho clássico estivesse interagindo que um dos novos clássicos do romance. 

Para acabar o filme ainda temos uma cena onde Harry e Sally ficam na mesmo posição dos casais que vimos ao longo do filme, e dão o depoimento de como foi a história de amor deles.
Harry: A primeira vez que nos encontramos, nós nos odiamos. 
Sally: Não, você não me odiou, eu odiei você. A segunda vez que nos encontramos, ele nem se lembrava de mim.
Harry: Claro que sim, eu lembrei de você. A terceira vez que nos encontramos, nos tornamos amigos.
Sally: Nós fomos amigos por um longo tempo.
Harry: E então nós não éramos mais.
Sally: E então nós nos apaixonamos. Três meses depois nós nos casamos.
Harry: Só demorou três meses.
Sally: Doze anos e três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário