terça-feira, 10 de maio de 2016

Resenha: Talvez Um Dia - Colleen Hoover

Título: Talvez Um Dia
Título Original: Maybe Someday
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 368
Ano: 2016
Skoob: Talvez Um Dia
Compre: Saraiva
Avaliação: 


Sinopse: Um dos livros mais comentados de 2015, nos Estados Unidos, este é mais um sucesso arrebatador de Colleen Hoover, autora das séries Slammed e Hopeless.
Sydney acabou de completar 22 anos e já fez algo inédito em sua vida: socou a cara da ex-melhor amiga. Até hoje, ela não podia reclamar da vida. Um namorado atencioso, uma melhor amiga com quem dividia o apartamento... Tudo bem, até Sydney descobrir que as duas pessoas em quem mais confiava se pegavam quando ela não estava por perto. Até que foi um soco merecido. Sydney encontra abrigo na casa de Ridge. Um músico cujo talento ela vinha admirando há um tempo. Juntos, os dois descobrem um entrosamento fora do comum para compor e uma atração que só cresce com o tempo. O problema é que Ridge tem uma namorada, e a última coisa que Sydney precisa agora é se transformar numa traidora.



Resenha: Colleen Hoover é uma das minhas autoras preferidas da vida, e Talvez Um Dia é meu livro preferido dela, talvez meu livro preferido de todos os tempos. Uma das maiores dicas que eu posso te dar é enquanto você estiver lendo o livro, se aparecer uma das músicas, ouça no exato momento, não deixe para ouvir depois, faz TODA a diferença.

Em Talvez Um Dia, Sydney e Ridge se conhecem de uma maneira bem peculiar, eles moravam um na frente do outro e Sydney o via ensaiando músicas praticamente toda tarde. Um dia Ridge percebe que a garota criava letras pra suas músicas e escreve em um papel seu número. É assim que eles começam a conversar por mensagem de texto, e Sydney manda uma de suas letras para ele. 
"Eu só estou dormindo no seu sofá porque meu namorado de 2 anos decidiu que seria legal comer a minha colega de quarto e eu realmente não queria ficar por lá pra ver."
Conforme as amizade deles vai crescendo, Ridge resolve contar para Sydney que seu namorado a traia com a colega de quarto/melhor amiga dela a cada oportunidade que tem, e ele conseguia ver eles pela varanda da casa dele. Ao saber disso e confirmar a história, Sydney acaba no dia de seu aniversário sozinha, com malas e sem ter pra onde ir. É nessa situação que Ridge chama ela pra ficar uns dias no apartamento que ele divide com dois amigos, em um quarto que está vago e ela acaba ficando por lá.

Só ao se conheceram pessoalmente é que Sydney descobre que apesar de escrever músicas para a banda do irmão, Ridge é surdo. Depois dessa surpresa, a garota decidi continuar escrevendo músicas com ele. As músicas geram um envolvimento muito profundo entre os dois, mas tem um problema: Ridge tem uma namorada de muito tempo que tem um problema cardíaco que gerá uma expectativa de vida de menos de 30 anos a quem ele prometeu cuidar e passar o resto da vida dela ao seu lado.
"A única diferença entre estar se apaixonando e estar apaixonado é que o seu coração já sabe como você se sente, mas sua mente é muito teimosa para admitir isso."
Ao saber disso, Sydney faz ele prometer que nunca fará dela uma traidora, igual sua ex-melhor amiga, e por isso eles tem uma relação complicada onde eles estão perto, cada vez se apaixonando mais e não podendo ficar juntos.

O clímax acontece quando, depois de passar mal e ser internada no hospital, Maggie, a namorada de Ridge, descobre mensagens entre ele e Sydney onde eles discutiam abertamente os sentimentos que um sente pelo outro e como evitá-los. Depois disso, você pode imaginar a confusão e sofrimento que vem pela frente.
"Eu beijo ela de todas as maneiras que eu posso beijá-la, porque eu planejo amar ela de todas as maneiras que eu poderia amá-la."
A Colleen sempre me emociona e surpreende, não é à toa que ela é uma das minhas autoras favoritas, mas nesse livro ela foi extra-maravilhosa. Ela sempre trata os assuntos, por mais pesados que sejam, de uma forma tão delicada que você consegue enfrentá-los enquanto lê sem se sentir morrendo por dentro (normalmente pelo menos, porque eu super morri em November 9, mas enfim), em todos os seus livros ela consegue que eu não me sinta derrubada junto com o personagem e continuar. Desde o começo do relacionamento entre os dois, até os problemas que o Ridge enfrentou por ser surdo, e toda a situação com a Maggie, tudo é tratado de uma forma tão graciosa.
"Não tem nenhum jeito que eu possa explicar como eu me sinto. Eu sei como eu penso sobre ela e me senti sobre ela é errado, mas eu luto tanto com o quão bem eu me sinto quando eu estou com ela."
Algo que fez uma enorme diferença nesse livro foram as músicas, elas fizeram o processo de leitura transcender de uma forma que nunca tinha acontecido antes comigo. A voz maravilhosa do Griffin Peterson e as letras das músicas que complementam o livro com totalidade faz a leitura ser mágica de tão boa.

Não consigo pensar em algo negativo para esse livro, a não ser que o Ridge me arruinou para todos os outros namorados literários possíveis. Se você quer ler um romance maravilhoso, conhecer uma autora que a cada livro te surpreende mais e se encher de amor, o livro esse. Só se prepare porque são grandes as chances dele virar um dos seus livros preferidos.
"Nós tentamos esconder tudo que estamos sentindo daqueles que provavelmente precisam mais saber quais são nossos verdadeiros sentimentos."
Talvez um dia ainda tem um livro de acompanhamento sobre os colegas de apartamento de Ridge e Sydney, Warren e Bridgette, ainda sem data pra ser lançado no Brasil, mas como foi lançado aqui uma versão física de Em Busca de Cinderela, imagino que vão lançar esse também.

Eu conheci a Colleen Hoover ano passado quando ela veio pra Bienal do Rio, e fiz um post sobre isso que você pode ler aqui, e entre os 8 livros que eu autografei, um deles foi a versão em inglês de Talvez um dia, Maybe Someday. 


Pra quem precisar, vou deixar aqui a playlist maravilhosa desse livro:


Você também pode encontrar todas informações sobre o livro, e alguns extras como um epílogo sobre a Maggie, no site Maybe Someday Soundtrack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário