sábado, 23 de julho de 2016

Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman

Título: Se eu ficar
Título Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2014
Skoob: Se eu ficar
Compre: Saraiva
Avaliação: ✩ 


Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. 



Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. 




Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha: Esse era um livro que estava a muito tempo encalhado na minha estante, eu queria ler antes do filme ser lançado, não li, o tempo passou e quase um ano depois eu acabei vendo o filme no Netflix, gostei muito e fiquei bem animada pra ler o livro e saber o que acontece na continuação, mas acabei demorando mais um mês para finalmente ler na primeira semana da Maratona Literária de Inverno (sobre o qual eu falei nesse post) e foi bem diferente do que eu esperava, mas ainda sim muito bom.
Você é a mesma pessoa por quem me apaixonei ontem. A mesma por quem estarei apaixonado amanhã.
Mia tem uma vida quase perfeita, ela tem pais amorosos, um irmão fofo, uma carreira brilhante pela frente e um namoro, que apesar de estar em crise, tem muito amor dos dois lados. Tudo isso muda quando numa manhã normal de neve, quando em um acidente de carro seus pais morrem na hora, e seu irmão logo depois, e ela passa as próximas horas numa experiência extra-corpórea, vendo seu corpo lutar para sobreviver e seus entes queridos reagindo com a perda.
Não é incrível quando a vida é uma coisa, então, em um instante, se torna outra?
Enquanto ela tenta decidir se quer morrer ou viver, temos flashbacks de como foi a sua vida. Mia é uma violista desde muito pequena, tem pais rockeiros que só "tomaram jeito na vida" quando tiveram seu irmão, Teddy, que é super fofo e combina com os pais, ao contrário dela que se sente uma estranha no ninho. No ensino médio ela conhece Adam, o vocalista de uma banda de rock que se apaixona por ela, e pela musicista dentro dela, e eles formam um casal que se completam, apesar dos problemas dela de se ajustar com a turma dele. O conto de fadas começa a ir por água abaixo quando a banda de Adam começa a fazer sucesso e Mia tem chances de ir estudar do outro lado do país, na famosa escola de música Juilliard. 
Mas eu continuo aqui. E continuo perdidamente apaixonado por você.
Nas 24hs em depois do acidente, Mia balança os prós e contras de continuar viva, enquanto isso seus avós, sua melhor amiga e Adam tentam convence-la a ficar. Se por um lado ela perdeu seus pais, seu irmão e toda a vida como ela conhecia, ela tem toda uma vida promissora pela frente, parentes que a ama e a apoiam, e o Adam, que a não a faz simplesmente querer ficar, como a lembra que ela sempre terá a música.
Eu não sei exatamente o que aconteceu comigo, e pela primeira vez hoje, eu não me importo. Eu não deveria ter que me importar. Eu não deveria ter que trabalhar tanto. Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil.
Se eu ficar foi um livro bem mais forte do que eu esperava, você sofre com a Mia, passa por toda a dor e sofrimento, toda a perda que ela está sentido junto com ela. Você passa a amar todas as pessoas que ela ama, e ficar tão divida quanto ela sobre a situação, e você se começa a se por no lugar dela, se perguntar o que você se fosse você, e a reavaliar a forma que você vive e como você lida com as pessoas que você ama.

O livro é maravilhoso e o filme, apesar de com muitas diferenças, é também muito bom. Ele está no Netflix, e você pode ver o trailer, que também da uma boa ideia sobre o livro e que tem a linda música Say Something do A Great Big World, aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário