terça-feira, 12 de julho de 2016

Resenha: Tá todo mundo mal - Jout Jout

Título: Tá todo mundo mal
Autora: Jout Jout (Julia Tolezano da Veiga Faria)
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200
Ano: 2016
Skoob: Tá todo mundo mal
Compre: Saraiva

Avaliação: 

Sinopse: Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em Tá todo mundo mal, ela reuniu as suas “melhores” angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, “Jout Jout, Prazer”. Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!



Finalmente estou escrevendo sobre esse livro que é só amor!!! Eu comprei o livro no dia da tarde de autógrafos em São Paulo, foi um susto porque eu só fiquei sabendo disso no dia anterior. Apesar da surpresa, deu tudo certo, cheguei cedinho na livraria, fiquei na fila e adivinha quem apareceu para falar oi? Ela mesma, a autora maravilhosa, youtuber de sucesso, umas das pessoas mais fofas ever, preocupada com seus fãs já que ainda faltavam 12 horas para o evento começar, Jout Jout! Sério, isso realmente aconteceu e ela foi super simpática, tirou foto com todos os 10 loucos que já estavam na fila e ainda falou que era para almoçar direito, ou seja, melhor pessoa!

Enfim, vamos ao que interessa, o livro. Já deu para perceber que nos últimos tempos o que mais tem de lançamento é livro de youtuber famoso, eu sinceramente não posso falar dos outros, porque eu não li, então não é esse o ponto. Se você gosta da pessoa, por que não dar uma chance, não é mesmo?

Em Tá todo mundo mal, Jout Jout se propõe a falar de algo que todo mundo passou, passa e ainda passará na vida: crises. Desde a infância, quando seus pais te falam o quanto você é especial e de repente você descobre que o resto do mundo ta 100% nem aí, até momentos de grande decisão, como se mudar com o namorado. Claro que nem todo mundo passa pelas mesmas crises que a autora, mas bem difícil não se identificar com pelo menos uma dessas situações. 

Mas porque crises, Jout Jout? Quem sou eu sem minhas crises, não é mesmo? Minhas amadas crises. Elas é que me fizeram ter essa relação linda que tenho hoje com uma panela de brigadeiro.

Jout Jout escreve de uma maneira bem leve e divertida. Como nos vídeos, ela aborda certos assuntos de uma maneira que você fica refletindo e que nunca tinha parado para pensar assim. Muitas vezes eu lia certas passagens do livro com a voz dela e eu achei isso bem engraçado. O prefácio foi escrito pelo Caio e, como o resto do livro, é muito fofo.

A crise dos puns quentinhos. Pum é uma questão. 

Tenho que dizer que a Companhia fez um belo trabalho com esse livro. As cores do livro foram super bem usadas (amarelo, preto e branco, que me lebra de abelha), não só na capa, mas no miolo também: as primeiras páginas são amarelas, a página inicial de cada capítulo é preta e eu amei essa fonte (Archer). Só tenho um probleminha com esse acabamento da capa, que tem uma textura macia, é super gostosinho de tocar, mas fica com as marcas dos dedos.

E é nesse momento que surge a pior das perguntas, a mais assustadora, a que mais me aterrorizou ao longo dos anos e a que mais me faço até hoje: como vou procurar algo se eu não sei o que quero achar?

Não vou me alongar muito no conteúdo do livro, só fica aqui a minha recomendação se você:
  • Gosta do canal Jout Jout Prazer
  • Esta procurando uma leitura leve e divertida
  • Precisa saber que não esta sozinha ou sozinho nas suas crises
  • Precisa de um abraço em forma de livro

Então esse livro é para você! Sério, recomendo muito, eu dei umas boas risadas lendo ele no ônibus e as pessoas sempre me olhavam com uma cara estranha. Mas vida de leitor é assim mesmo, por isso é mais legal.

Se você já leu o livro, comenta aí o que achou. Não leu esse, mas já leu de algum outro youtuber, conta como foi. Beijouts para todos!


Ignorem a minha cara e foquem no autógrafo (créditos para a linda da Bruna)

PS: Deixo aqui as minhas sinceras desculpas se alguém acompanha o blog, não deu para escrever no último mês porque o final de semestre foi muito confuso. Mas agora vai, espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário