domingo, 7 de agosto de 2016

Crítica de Cinema: Esquadrão Suicida


Título: Esquadrão Suicida
Título Original: Suicide Squad
Atores Principais: Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie e Viola Davis.
Gênero: Ação/Fantasia
Direção: David Ayer
Duração: 2h10min
Lançamento: 4 de agosto de 2016
País: Estados Unidos

Avaliação:  

Sinopse: Após a aparição do Superman, a agente Amanda Waller (Viola Davis) está convencida que o governo americano precisa ter sua própria equipe de metahumanos, para combater possíveis ameaças. Para tanto ela cria o projeto do Esquadrão Suicida, onde perigosos vilões encarcerados são obrigados a executar missões a mando do governo. Caso sejam bem-sucedidos, eles têm suas penas abreviadas em 10 anos. Caso contrário, simplesmente morrem. O grupo é autorizado pelo governo após o súbito ataque de Magia (Cara Delevingne), uma das "convocadas" por Amanda, que se volta contra ela. Desta forma, Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), El Diablo (Jay Hernandez) e Amarra (Adam Beach) são convocados para a missão. Paralelamente, o Coringa (Jared Leto) aproveita a oportunidade para tentar resgatar o amor de sua vida: Arlequina.


Crítica: Só para tranquilizar corações, essa é uma crítica sem spoilers!


Só pega na minha mão e vem

Na verdade eu sou bem leiga no quesito história em quadrinhos e meu conhecimento do universo da DC é bem limitado, só me lembro do desenho da Liga da Justiça em que eu shippava muito o Batman e a Mulher Maravilha. Então não espere nenhuma comparação com as HQs nem nada.

Enredo: A história começa com Amanda Waller propondo um projeto bem ousado: montar uma equipe de metahumanos criminosos para realizar missões que exigem certo nível de habilidade, para o governo. Ela consegue montar essa equipe e, em troca, esses criminosos conseguem uma redução na pena. Mas não se iluda, Waller não é uma alma caridosa, ela sabe que se algo der errado, a culpa recai sobre esses vilões e o governo sai ileso.

A ideia do filme é bem comum em se tratando do gênero de herói, um grupo é formado, mas eles só passam a trabalhar em conjunto quando precisando lutar pelo bem maior. A diferença nesse caso é que os protagonistas são criminosos, psicopatas e/ou assassinos, ou seja, não são heróis de bom coração, eles estão lá cada um pelo seu próprio interesse. Só que a relação entre os personagens ficou um pouco forçada lá para o final, eles parecem ser os melhores amigos do mundo, sendo que só se conhecem há uns 3 dias mais ou menos.

Personagens:
Mesmo se chamando Esquadrão Suicida, o filme foca principalmente em Arlequina e Pistoleiro, eles são os personagens mais explorados, suas trajetórias são as melhores explicadas. Arlequina é o principal alívio cômico da história, a protagonista da maioria das cenas engraçadas, e curioso observar que sua origem é bem sombria. Margot Robbie faz um trabalho muito bom como a personagem, bem loucona mesmo. Pistoleiro é muito legal, o Will Smith faz um ótimo trabalho, você começa a se importar mesmo com ele.

Outra personagem marcante é Amanda Waller. A atuação de Viola Davis é incrível, ela passa toda uma aura de poder e força que alguém que propõe uma coisa tão maluca quanto criar um time de vilões precisa ter.

A primeira parte do filme é dedicado à apresentação dos personagens, bem legal para quem não esta muito familiarizado com o universo DC, só que é algo beem resumido. Isso eu não gostei muito, é compreensível que o filme se foque em apenas um ou dois personagens para não complicar, porém eu sinto que poderia ter sido muito melhor explorada a origem de cada um. Por exemplo, a Katana, que parecia uma personagem super bacana, mas a apresentação dela é bem simples e um tanto quanto estereotipada. Ou El Diablo, que eu nunca tinha ouvido falar, mas era bem legal e um tanto quanto atormentado pelos erros do passado, ele não tem tanto destaque quanto eu gostaria.


Outro ponto importante, esse grupo de vilões não é mau, não do tipo “dá pro gasto”, e sim do tipo eles não são pessoas más. É mostrado que todos eles foram levados para essa vida, seja porque o personagem foi vítima de um psicopata ou porque sofria preconceitos por ser diferente, e quase não se mostra a parte das maldades que cada um cometeu. Isso não é algo ruim (discutível). No entanto, num filme que reúne “os piores dos piores” eu esperava uma maldade maior, acho que houve um esforço muito grande para que o público se afeiçoasse aos personagens. Só que é totalmente possível, em alguns casos é bem provável, que as pessoas gostem dos vilões por serem quem são. E vou pegar emprestada a frase do amigo da minha amiga, o maior vilão desse filme é o Batman, ele é principal responsável por prender os protagonistas.

*Esse pequeno asterisco foi adicionado para falar sobre o tão aguardado Coringa. Então, o Coringa na verdade não faz parte da equipe do Esquadrão Suicida, ele esta na história por causa da Arlequina, ou seja, ele não aparece muito no filme. O personagem aparece mais em flashbacks da Arlequina, logo fica bem difícil formar uma opinião sobre a atuação do Jared Leto.

Considerações finais:

Esquadrão Suicida não é o melhor filme sobre heróis/anti-heróis que existe, também não é o pior. Eu classificaria como mediano, dá para ver e se divertir, mas não te faz sair pulando de empolgação.

Se você ainda não viu, vai, mas vai sem grandes expectativas. Sei que é difícil, até porque os trailers são muito legais e deixam o hype lá no alto, mas vai de coração aberto e você sairá felizin da sala de cinema. Algo que me decepcionou foram os trailer que prometem um filme incrível, mas as melhores partes já estão lá. Infelizmente isso não acontece só nesse filme, é mais uma crítica geral aos trailers atualmente, que já contam toda a história em 3 minutos.

Por último, mas não menos importante, tem cena pós-crédito.


Já assistiu ao filme? Comenta o que achou, se você concorda ou não com o que eu falei, se você achou que o melhor personagem é o Amarra (Hahahahah, desculpa, vou parar com o bullying) ou se você só quiser trocar umas ideias sobre a vida, o universo (DC) e tudo mais.



Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário