domingo, 29 de janeiro de 2017

Review: A Study in Charlotte - Brittany Cavallaro

Título: A Study in Charlotte
Série: Charlotte Holmes 01
Autora: Brittany Cavallaro
Editora: Katherine Tegen Books
Páginas: 321
Ano: 2016
Nível de Inglês: Médio
Goodreads: A Study in Charlotte
Avaliação: 


Sinopse: A última coisa que Jamie Watson queria era uma bolsa de estudos de rugby para Sherringford, uma escola particular de Connecticut só a uma hora de distância de seu pai com quem ele não tem contato a anos. Mas essa não é a única complicação: Sherringford é também o lar de Charlotte Holmes, a tataraneta do famoso detetive, que não só herdou a genialidade de Sherlock, mas também seu temperamento volátil. Por tudo que Jamie ouviu sobre Charlotte, para mais seguro observa-la de longe.

Do momento que eles se conhecem, existe uma energia entre eles, e eles parecem destinados a serem mais rivais que outra coisa. Mas quando um estudante de Sherringford morre em circunstâncias suspeitas, tirado diretamente de uma das histórias mais aterrorizadoras de Sherlock Holmes, Jamie não pode mais manter sua distância. Jamie e Charlotte são incriminados pelo assassinato, e só Charlotte pode limpar seus nomes. Mas o perigo está próximo e nenhum lugar é seguro -  e as únicas pessoas em que eles podem confiar são um no outro.

Crítica: Eu sou apaixonada por toda a obra de Sherlock Holmes, li todos os livros de Arthur Conan Doyle, sou viciada na série Sherlock, assisto e gosto muito de Elementary (apesar de estar atrasada junto com mais uns 30 séries que eu assisto, mas enfim), mas eu tenho como regra não ler esses livros no estilo de O Jovem Sherlock Holmes, porque fico com medo de eles estragarem a minha experiência com os livros originais, mas esse livro me deixou MUITO curiosa já na sinopse, e depois dele talvez eu até mude de ideia e de uma chances a essas novas versões de Sherlock.
"Essa é Charlotte Holmes," Eu disse calmamente. "Ela não é minha namorada."

Em A Study in CharlotteUm estudo em Charlotte em tradução livre e claramente inspirado na primeira aventura de Sherlock Holmes e John Watson Um estudo em vermelho, nós conhecemos Jamie Watson, tataraneto de John Watson que cresceu fascinado com o legado da família. Ele morava com a mãe e a irmã mais nova em Londres até que conseguiu uma bolsa de estudos por jogar rugby, esporte que ele odeia e só pratica porque o ajuda a lidar com seus problemas com raiva, em Sherringford, uma escola preparatória particular nos Estados Unidos, perto de onde seu pai, com quem ele não fala desde que ele se divorcio com sua mãe para casar com outra pessoa, com quem hoje eles tem mais filhos que Jamie também não conhece.


"Você realmente deveria tentar boxe ou esgrima -" 
"Esgrima? De que século você é?" 
"- ou resolver crimes." 
"Você está me prescrevendo a sua companhia, Doutora?" 
"Detetive, você pode me ler como um livro." 
É em Sherringford que também vive Charlotte Holmes, a única Holmes com uma idade próxima a dele, e com quem desde pequeno ele sonhava em ser amigo, mesmo nunca a tendo a conhecido. Charlotte Holmes, assim com todos de sua família, é brilhante e foi criada desde pequena para deduzir tudo possível de qualquer um que encontrasse e de qualquer situação, mas igual seu antepassado, ela tem sérios problemas com drogas e interação com pessoas.
Uma voz cortou através do rugido de sangue. "Watson," Holmes gritou, do que parece uma enorme distância, "que porra você acha que está fazendo?"
O primeiro contanto que os dois tem é amigável e passageiro, e apesar de estar fascinado com ela, Jamie deixa o assunto de lado, até que quando ele já está na escola a mais ou menos um mês um dos garotos do rugby, um bem idiota e retardado, faz piadinhas sexuais sobre Charlotte, o temperamento de Jamie vence e ele ataca o menino, mesmo o garoto sendo beeem maior e mais forte que ele. Charlotte aparece na hora e dá um cala boca nos dois garotos, mas no dia seguinte o menino da briga aparece morto.
Eu comecei a me perguntar se existia algum tipo de guia Watson para o cuidado e manutenção dos Holmes.
Holmes e Watson são os principais suspeitos do crime, principalmente depois que a polícia fica sabendo que o menino estuprou Charlotte quando ela estava drogada a menos de uma semana atrás, e o crime foi feito para se parecer com uma das histórias de seus antepassados. Para tentar limpar seus nomes, Jamie e Charlotte se juntam para solucionar esse mistério, e no caminho eles vão descobrindo que tudo pode estar envolvido com os segredos que a jovem Holmes guarda sobre seu passado, e eles precisam resolver mistério antes que o assassino faça outra vítima ou que eles mesmo acabem mortos, tudo isso enquanto tentam lidar com os sentimentos que começam a ter um pelo outro, e com Jamie tentando lidar com os todos os problemas e vícios que Charlotte tem.
Nós não éramos Sherlock Holmes e John Watson. Eu estava ok com isso, eu acho. Nós tínhamos coisas que eles não tinha, também. Como eletricidade, e geladeiras. E Mario Kart. 
Eu gostei muito do livro, achei que foi um ótimo tributo á obra de Arthur Conan Doyle e foi uma forma bem diferente de reimaginar esse universo dos Holmes, sem a autora ficar presa a personagens já existentes que seriam comparados pelo leitor com outras versões e dando mais liberdade pra história. O livro é todo contado por Jamie Watson, que é uma das muitas similaridades que os dois personagens tem com seus antepassados, mas o que faz a história ser muito boa são as diferenças, como Charlotte apesar de ter o mesmo jeito e os meus vícios de Sherlock, é muito mais humana de certa maneira. O romance nesse primeiro livro foi bem sutil, mas com certeza estava lá e vai fazer qualquer Johnlock suspirar, e parece que vai aparecer bem mais no próximo livro. 

A resolução do mistério não exatamente foi "OH! Isso nunca passou pela minha cabeça!", mas os detalhes e o porquê foram muito surpreendentes, e o desenrolar do livro teve vários momentos de suspense e bem emotivos, mas Brittany Cavallaro conseguiu misturar eles muito bem com os momentos de humor, principalmente envolver o pai de Jamie, irmão mais velho e a melhor amiga da Charlotte. O livro, por se passar nos dias de hoje e ter essa mescla de emoções, lembra muito o seriado Sherlock, por isso considero ele perfeito para todos nós que estamos órfãos agora que a 4° temporada acabou sem uma certeza se a série vai continuar ou não, e pra fãs só da obra original eu ainda acho que um livro muito bom justamente por ser seus tataranetos, então não a nenhuma macula aos livros originais.
Então pra quem gostou da resenha e ama Sherlock Holmes tanto quanto eu, você pode comprar A Study in Charlotte no site Book Depository (aqui) com frete de graça pro mundo todo. Esse é o primeiro de uma trilogia, o segundo livro vai se chamar The Last of August e vai ser lançado em 14 de fevereiro, já estou super ansiosa pra ler ele e provavelmente logo teremos resenha dele aqui no blog também.

Traduções feitas pela Crie Unicórnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário