sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Resenha: Uma Dobra no Tempo - Madeleine L'engle

Título: Uma Dobra no Tempo
Título Original: A Wrinkle in Time
Série: Uma Dobra no Tempo 01
Autora: Madeleine L'engle
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 240
Ano: 2017
Skoob: Uma Dobra no Tempo
Compre: Saraiva
Avaliação: ★★★★


Sinopse: Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. 
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.


Resenha: Apesar de saber que Uma Dobra no Tempo é um dos livros mais conhecidos entre as crianças americanas, e até ter visto o trailer do filme, que será lançado em março (e que eu to suuuper ansiosa pra ver), não tinha nenhuma noção da história ou de sua importância até receber essa edição LINDA da Harper Collins Brasil no final do ano passado, e ter me apaixonado totalmente por ela. Na mesma hora fui ler o livro e pesquisar mais sobre a história, e sua incrível criadora, Madeleine L'engle.

O livro conta a história de Meg, uma garota de 13 anos que sofre com a falta do pai, um cientista que sumiu, e com a forma que ela é tratada na escola. Ela mora com a sua mãe, que ainda escreve para seu pai todas as noites, com seus dois irmãos que são gêmeos, e os únicos "normais" da família, e com seu irmão caçula, Charles Wallace, que é muito inteligente mas todos acham que ele é estranho.
"Eu disse", resmungou ela, empurrando o pé para dentro do calçado, "que o tesserato", empurrou de novo, "existe, sim."
Toda sua vida muda em uma noite de tempestade, quando ela não consegue dormir por causa da chuva, e ela, seu irmãozinho Charles Wallace e sua mãe recebem no meio da noite a visita de uma pessoa muito esquisita chamada Sra. Quequeé, que parece já conhecer seu irmão, e que de forma muito misteriosa, antes de ir embora, avisa que o tesserato existe. Ao perceber o quanto essa informação deixou sua mãe abalada, Meg quer respostas, e sua mãe as promete dar no dia seguinte, mas antes que isso aconteça, ela, seu irmão e seu novo amigo, Calvin, descobrem que o tesserato é o projeto que seu pai estava trabalhando antes de sumir e são levados por Sra. Quequeé, e suas companheiras Sra. Quem e Sra. Qual, em uma missão pelo tempo-espaço para salvar seu pai.
"Não se desespere, criança. Acham que teríamos trazido você até aqui se não houvesse esperança? O que estamos lhes pedindo é complicado, mas estamos confiantes de que conseguirão. Seu pai precisa de ajuda, precisa de coragem e, pelos filhos, talvez consiga fazer o que não consegue por si só."
Nessa viagem, Meg e seus companheiros descobrem que existe uma força escura que tenta dominar o universo, e que é necessário pessoas de luz para lutar contra esse mal e salvar planetas, e apesar de ter a ajuda de muitas seres bons de outros planetas ao longo do caminho, no final somente os três amigos poderão entrar em um planeta dominado pelo mal para salvar o Sr. Murray, e no final, Meg aprende que os adultos não podem resolver tudo, e que as crianças podem salvar o dia as vezes.
"E não estamos sós, crianças, sabiam?", disse Sra. Quequeé, a consoladora. "É uma luta que se trava em todo o universo, em todo o cosmos, e, minha nossa, é uma batalha tão grandiosa quanto apaixonante. Sei que é difícil para vocês entenderem escalas, mas há pouca diferença entre o tamanho do mínimo micróbio e da maior das galáxias. Se pensarem nisto, talvez não vá lhes parecer estranho que algum dos melhores combatentes vieram do seu próprio planeta. E é um planeta pequeno, queridos, à beira de uma pequena galáxia. Deviam ter orgulho de ele ter se dado tão bem."
Eu fiquei muito impressionada com esse livro! Um livro cheio de referências tanto científicas quanto religiosas escrito por uma mulher na década de 60 é algo extraordinário, e Madeleine L'engle imaginou um universo tão rico e ao mesmo tempo tão simples, que é maravilhoso ler. E um dos motivos que o livro foi muito rejeitado por editoras na época é o que, na minha opinião, faz dele tão mágico, que é você não conseguir saber se ele é um livro de fantasia ou de sci-fi, se ele é um livro infanto-juvenil ou para adultos, e a realidade é com com sua história que tem a ternura que só as crianças tem, mas uma complexidade (científica, principalmente) que é mais fácil ser entendida por adultos, ele é um livro para todos, de todas as idades ou gostos literários. 

Veja o trailer da adaptação do livro, que vai ser lançado pela Disney em 28 de março:

Nenhum comentário:

Postar um comentário