domingo, 11 de setembro de 2016

Review: Love & Gelato - Jenna Evans Welch

Título: Love & Gelato
Autora: Jenna Evans Welch
Editora: Simon Pulse
Páginas: 390
Ano: 2016
Nível de inglêsFácil
Goodreads: Love & Gelato
Avaliação: 


Sinopse: Lina está passando o verão na Toscana, mas ela não está com o humor para o famoso sol italiano e a paisagem de conto de fadas. Ela só está lá porque o último desejo da sua mãe antes de morrer foi pra ela ir conhecer seu pai. Mas que tipo de pai não aparece durante dezesseis anos? Tudo o que Lina sabe é que ela quer voltar para casa.

Mas então é dado a ela o diário que sua mãe mantinha quando estava vivendo na Itália. De repente Linda descobre um mágico mundo de romances secretos, arte, e padarias escondidas. Um mundo que inspira Lina, junto o mais-bonito-impossível Ren, a seguir os passos de sua mãe e desvendar um segredo que ela vem mantendo por muito tempo. Um segredo que vai mudar que ela sabia sobre sua mãe, seu pai - e até ela mesma.

As pessoas vem para Itália por amor e gelato, uma pessoa diz a ela, mas ás vezes elas descobrem muito mais.

Review: Eu vinha ouvindo muito falar desse livro nos últimos tempos, eram fotos no instagram com ele para todos os lados e quando fui ver ele tinha quase 5 estrelas no Goodreads! Fui correndo ler e valeu tanto a pena! Love & Gelato, além dessa capa fofa, trouxe uma história linda, bem mais profunda do que eu esperava e de quebra ainda tem como cenário a Itália, um dos meus lugares favoritos do mundo.

Lina é uma menina de 16 anos que acabou de perder a mãe para um câncer muito agressivo, e tudo o que ela quer é ficar morando com a família da sua melhor amiga na cidade em que nasceu, mas para fazer o último desejo de sua mãe, ela vai para a Itália, sem conhecer ninguém, para morar com um cara, que segundo a sua avó, é seu pai que ela nunca soube que existia. Para piorar a situação, ele mora dentro de um memorial dos heróis americanos mortos na Segunda Guerra Mundial, ou seja, dentro de um cemitério.
E por que ele tinha que me chamar de "quieta"? Eu odeia ser chamada de quieta. As pessoas sempre falam isso como alguma forma de deficiência - como se só porque eu não coloco tudo pra fora na mesma hora, eu sou antipática ou arrogante. Minha mãe entendia. Você pode ser devagar para esquentar, mas quando você faz, você ilumina todo o quarto.
Quando ela está perdida e sem saber o que está fazendo, algumas coisas acontecem pra mudar o rumo de sua história: a outra empregada do memorial dá pra ela o diário de sua mãe na época em que morava na Itália e ficou grávida dela, o diário chegou de forma misteriosa antes de sua mãe morrer e Lina espera encontrar nele os segredos que sua mãe não lhe contou antes de morrer. Lina também conhece um menino que mora perto do cemitério, de uma família metade italiana, metade americana, ele estuda na escola que ela estudará se resolver ficar na Itália, e ele resolve se fazer de guia para ela conhecer a região.
O que eu realmente quero é alguém que vai me acordar para eu não perder um nascer do sol.
Em meio a jantares constrangedores com seu suposto pai, Lina começa a desbravar os lugares que sua mãe conheceu, e com Ren, o garoto italiano a seu lado, ela começa a tentar encaixar as peças do quebra-cabeça que era a vida da mãe dela, e quem é seu verdadeiro pai, tudo isso enquanto se apaixona pela Itália e faz amigos, deixando a sua própria vida amorosa quase tão enrolada quanto a de sua mãe foi.
Eu procurei dentro da bolsa, e então dei uma grande mordida na cornetta. Ela era quentinha e derretida e tinha o gosto de tudo de perfeito que poderia acontecer com você. Verões italianos. Primeiros amores. Chocolate.
Sendo o romance de estréia de Jenna Evans Welch, Love & Gelato me impressionou muito na leveza em que os assuntos foram tratados, em como ela soube escrever uma narrativa envolvente e interessante sem perder traços de simplicidade e como eu fui levada para a Itália sem precisar ir para lá. Esse foi um dos pontos que eu mais gostei na história, na verdade, pois sempre fui apaixonada pelos cenários italianos, pela cultura e pela língua, e ela me fez lembrar exatamente o porquê. 
"Você sabe, pessoas vem para a Itália por várias razões, mas quando elas ficam, é sempre pelas mesmas duas coisa." "O quê?" "Amor e Gelato"
Ela ainda soube equilibrar perfeitamente os assuntos pesados, como a perda da mãe e a buscar pelo pai, com um romance amoroso levinho, não sem complicações, mas com problemas que são bem comuns e nada surpreendentes, sem perder o caráter romântico, nem deixar o relacionamento ou Ren menos fofo e maravilhoso, e soube não cair nos clichês, trazendo muitas coisas inesperadas ao longo da narrativa e fazendo a gente ver as mudanças na personagem conforme sua vida vai mudando. Se você está procurando um romance leve pra ler num dia de folga, Love & Gelato é exatamente o que você procura, e apesar dele ainda ter sido comprado por nenhuma editora brasileira (o que eu não acho que vai ficar assim por muito tempo, já que o livro está fazendo um sucesso enorme lá fora), você pode comprar ele em inglês numa edição lindíssima capa dura pela Livraria Cultura

Traduções feitas pela Crie Unicórnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário