quarta-feira, 18 de abril de 2018

Considerações: A Noviça Rebelde


Inspirado em uma história real, que virou livro escrito pela própria Maria von Trapp, o musical A Noviça Rebelde chegou na Broadway em 1959, com grande sucesso da crítica, ganhando 6 Tonys, entre eles o de Melhor Musical, e sua história e músicas ficaram mundialmente famosas quando foi adaptado para o cinema em 1965 com a brilhante Julie Andrews como protagonista, chegando a ganhou 5 Oscars, entre eles o de Melhor Filme.

Um revival brasileiro, já que o musical esteve em cartaz em 2008 por aqui, está acontecendo no Teatro Renault até 27 de maio, tendo no elenco Malu Rodrigues como Maria, Gabriel Braga Nunes como Capitão von Trapp, Larissa Manoela como Liesl e Marcelo Serrado como Tio Max.

Sinopse: O musical conta a história verídica da família de cantores Von Trapp, mostrando desde os dias da então noviça Maria, num convento em Salzburgo, Áustriaque não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, é enviada para trabalhar como governanta dos 7 filhos do Capitão Georg von Trapp, um viúvo, até o momento em que a família foge do país quando este é ocupado pelos nazistas, que estão prestes a prepararem o Anschluss. 

Considerações: Eu conheci o musical não pelo filme da Disney, como a maioria, mas por uma produção live para TV, que tem sido muito comum ultimamente, que foi lançada em 2015. Lógico que depois, me apaixonei pela adorável interpretação de Julie Andrews, e fiquei bem animada com a curta temporada desse musical aqui em São Paulo, para ver as músicas sendo cantadas ao vivo.

Dei sorte e peguei um dia com todo o elenco principal se apresentando, e apesar de ter achado que Gabriel Braga Nunes deixa a desejar como o charmoso Capitão von Trapp, tanto no quesito carisma quanto em vocal em alguns momentos, Malu Rodrigues dá um show e brilha como Maria, tanto nos momentos musicais quanto nas cenas com as crianças. Marcelo Serrado encenou meu personagem favorito, desde sua primeira cenas fazendo todo o teatro rir, e até mesmo interagindo com o público em algumas cenas, e claro, a parte mais adoráveis do musical são as crianças, super fofinhas, principalmente a intérprete da mais nova, Gretl.

Os cenários foram bem simples, sendo em sua grande maioria projeções, assim como no musical anterior do Renault, Os Miseráveis, mas dessa vez não com tanto esplendor comparado com a última. É uma adaptação muito parecida com o filme, com todas as músicas que encantam os fãs há gerações. Desde o coro de freiras, presentes logo no começo e em algumas cenas mais perto do final, até os momentos onde Maria canta sozinha, ou quando todas as crianças se juntam para cantar, é tudo muito encantador. Apesar de haver muitas cenas icônicas presentes, como a música "16 & 17", interpretada por Diego Montez e Larissa Manoela, "O Som da Música", lindamente interpretado por Malu Rodrigues, e a mais famosa, "Do-Ré-Mi" do coro infantil, minha cena preferida foi a da apresentação da família no Show de Talentos, onde a mistura entre músicas, momentos de improviso e interação com a platéia trás uma dinâmica maravilhosa para o musical.


A temporada de apenas 8 semanas acontece porque no segundo no mesmo teatro acontecerá a estréia do revival de O fantasma da Ópera, e infelizmente isso significa que para os fanáticos por souvenirs como eu, não há lojinha. Apesar de alguns mal estares que aconteceram em seus primeiros dias, a maioria por parte dos fãs aparentemente não ter noção que a atriz Larissa Manoela não vai estar presente em todas as apresentações, o musical vai indo muito bem, e é um dos que não podem deixar de ser vistos nesta temporada em São Paulo, que está LOTADA de coisas boas esse ano.

Para quem quiser ter uma ideia da beleza e elegância do musical, veja alguns trechos aqui em baixo:

O SOM DA MÚSICA

DO-RÉ-MI

Nenhum comentário:

Postar um comentário